quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Como organizar o Orçamento Familiar

Olá Pessoal,

Estava atoa e resolvi fazer um curso grátis on-line no site da Fundação Getúlio Vargas, afinal nem só de séries na NETFLIX vive o homem. E como estou com crise de criatividade, pensei, por que não, compartilhar com vocês parte das minhas anotações e aprendizado com esse curso?!

Inicialmente me pareceu coisas muito óbvias, mas no decorrer do curso vi que muitas eu não levava em consideração na minha vida financeira, com isso, refletir em que poderia melhorar e já arrumei minha planilha de contas a pagar.

Devemos investir na organização do orçamento familiar para:
- Consumir com segurança;
- Preparar-nos para os imprevistos;
- Planejar-nos para o futuro.

O problema não é ganhar pouco e sim gastar sem controle, por isso devemos reduzir os gastos desnecessários para podermos investir em nossos sonhos. Devemos saber a diferença entre o “eu preciso comprar” e “eu quero comprar”. Saber essa diferença e aplica-la na hora das compras é primordial para nossa estabilidade financeira.

No curso mostra que a maioria das pessoas não sabem o real significado de Meta e Objetivo, não que isso atrapalhe desde que tenha os seus bem definidos.

Objetivo é um ponto futuro a ser atingido. Seus objetivos devem ser claros, desafiadores, possíveis de serem atingidos, éticos e com prazos distintos e definidos.
Os objetivos podem ser:
- Monetários (Ex.: compras de objetos, bens materiais)
- Não Monetários (Ex.: investimento em cursos)
- Curto Prazo
- Médio Prazo
- Longo Prazo

Meta é um ponto intermediário a ser atingido no caminho do seu objetivo e exigem esforço para serem alcançados.

É muito importante que seus os objetivos e metas sejam:
- Datados;
- Quantificados;
- Com prazo determinado, e;
- Flexíveis.

A organização do orçamento familiar é a chave para o sucesso do planejamento financeiro. Ele permitirá que você viva com seus próprios meios, além do que já disse acima, é necessário:
- Fazer uma planilha de contas com todos os gatos fixos e variáveis;
- Anotar o gasto até com uma simples bala;
- Analisar no fim de cada mês tudo supérfluo que gastou e não repetir esse erro no próximo mês;
- Gastar somente com o que precisa;
- Observar os objetivos;
- Acompanhar as metas e conquista-las;
- Pagar as contas em dia para evitar gastos com juros;
- Se organizado;
- Poupar;
- Ganhar com ética;
- Doar;

Não fazer dívida para pagar dívida é outro ponto muito importante, mas cabe refletir sobre, pois cada caso é um caso. Por exemplo, seu nome está sujo por parcelas em atraso e você conseguiu negociar com o credor para pagar de uma única vez o valor total da dívida e conseguiu um empréstimo que o valor total do empréstimo é menor do que a dívida atual e as parcelas caberão no seu orçamento sem causar problemas futuros e sem deixa-lo apertado como a atual dívida, nesse caso vale a pena. Mas, não se iluda com empréstimos fáceis, eles geralmente têm juros exorbitantes.

É importante ter uma poupança para possíveis emergências e também para investir em você mesmo com algo que lhe trará mais dinheiro, por exemplo um curso.   

Não existe chave e nem receita para o sucesso, mas faça a sua parte, estude e leia o máximo que conseguir, trabalhe com amor, gaste com responsabilidade e pague em dia.

Espero que tenham gostado.

Até quarta que vem e Bj Bj Bj!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário