quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cachorros! Cuidados e Adestramento em casa.

Olá Pessoal,

Hoje quero compartilhar com vocês a minha experiência com a Luna.
Luna Lovegood nasceu em 24/11/2014 é uma vira-lata, linda demais da conta, mistura de Cocker com Dachshund (salsicha), tem um tom meio amarelo, ou seja, é loira! 
Eu adotei ela com 3 meses e desde então minha casa se inundou mais ainda de amor. 

Do momento em que eu decidi adota-la até o dia em que fui busca-la deu uns 15 dias, e nesse tempo aproveitei para estudar tudo que eu podia sobre cachorros e sobre adestramento.
Ai vocês me perguntam. Nossa Pam, você nunca teve cachorro antes? Sim, eu tive, mas eu era pequena e não era eu quem cuidava.

LEMBRANDO QUE AS INFORMAÇÕES ABAIXO FORAM COM BASE NA MINHA EXPERIÊNCIA COM A LUNA E É EXTREMAMENTE IMPORTANTE CONSULTAR O VETERINÁRIO REGULARMENTE. 

É importante que os filhotes sejam amamentados nos primeiros 30 dias de vida, depois pode começar a dá ração (para filhotes), cada caso é um caso, mas se o veterinário autorizar, nos primeiros dias de ração, pode molhar com um pouco de leite para amolecer. Leve ao veterinário para tomar as vacinas e os remédios para vermes. 

Gosto de dá banho na Luna uma vez por semana no calor e no frio, mais ou menos de 15 em 15 dias, atualmente estou usando um shampoo anti parasitas (pulgas e carrapatos), afinal toda prevenção é bem vinda. Ela não gosta de secador, então uso duas toalhas para seca-la o máximo que puder.

Cachorro dá trabalho? Dá sim e muito, estarei mentindo se eu falar que não dá, mas a recompensa é muito além de qualquer trabalho e despesas. 

Tudo de positivo que li na internet sobre adestramento eu apliquei e vou resumir para vocês agora. 

Cachorros não guardam palavras compridas e frases, então o ideal é que ensine ele com palavras curtas. As que eu mais usei e ainda uso são... NÃO, SAI, PODE, VEM, TÃO, PEGA, AQUI OH, COMER e claro o nome dela o tempo todo, principalmente no começo, para ela descobrir que Luna, era ela. ATENÇÃO, nunca use "NÃO PODE", pois seu cão ficará confuso e irá prejudicar o adestramento. Como eu disse, ele não grava frases. 

Nos primeiros meses é bem proveitoso você dedicar uns 15 minutos todo dia de treinamento. Observar seu amiguinho e quando ele fizer algo certo, dê-lhe os parabéns de forma bem festeira e carinhosa, que ele ligará aquela atitude a prêmios e repetirá sempre. De vez em quando pode dá petiscos.

Não grite e nem bata nele! Para mostrar que ele fez algo errado, olhe no olho e fale com firmeza e com cara fechada, repita "não" várias vezes, o mande sair da onde cometeu o erro e diga "que coisa feia, que coisa feia". ATENÇÃO, só chame atenção se você o pegar no flagra fazendo a coisa errada, caso contrário, não adianta, pois ele nem saberá o porquê está sendo recriminado. Isso vale principalmente para o xixi e coco nos lugares errados.

Falando em xixi e coco, para a Luna, o Pipi-Dog não funcionou e por isso pesquisei na internet o que eu deveria fazer para reverter a situação. Quando seu amiguinho fizer xixi e coco em lugares errados, não deixe ele ver você limpando, leve-o para outro lugar, ou peça alguém para segurá-lo longe. Limpe direito e tire totalmente o cheiro, use algum produto de limpeza cheiroso, para ter certeza que eliminou todo odor. Isso é necessário, pois o cachorro usa muito seu olfato e marca território com seu cheiro. Outra dica muito boa...quando ele fizer xixi onde não deve, pegue um jornal molhe no xixi e leve o jornal para onde você quer que ele faça e depois limpe como já falei. Repita isso até ele aprender.

Filhote come tudo que vê pela frente, é igual neném quando está com os dentinhos nascendo, quer colocar tudo na boca. Então não deixe coisas espalhadas, principalmente sapatos. Coopere para não ter que brigar com ele depois, sendo que foi descuido seu, afinal, ele não entende. 

Se seu amiguinho vai ficar muito tempo sozinho, pois você trabalha e não tem com quem deixa-lo, não dê tchau de forma amistosa, sai sem olhar para trás (eu sei que é difícil e doloso para você, mas segure sua onda), o ideal é que dê atenção à ele pelo menos uns 15 minutos antes de sair e depois deixe ele quieto. E na hora que chegar, não faça festa, eu sei que é difícil, pois ele vem pulando cheio de alegria porque você chegou, mas espere um pouco, tipo uns 10 minutos e depois pode fazer a festa que quiser. Essa dica é importante você seguir, pelo fato de que se fizer ao contrario disso, ele saberá quando você estiver saindo e já ficará triste e ansioso ao mesmo tempo, pois sabe que quando você chegar terá festa. Ah, de vez em quando faça algo que parece que você vai sair, tipo pegar sua bolsa e ir até a porta e volte, para ele não assimilar essa atitude à você sair, se não, o truque dos 15 minutos não adiantará por muito tempo. Não subestime a inteligência do seu cachorro. 

No mais é só dá muito amor e carinho! 

Eu sei que o post ficou grande dessa vez, resumi o máximo que pude e espero que essas dicas ajudem vocês. E para quem não tem um amiguinho, que tal adotar um hein?!

Até quarta que vem e Bj Bj Bj.

 

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho cachorro Pam, o pipi dog não funcionou comigo tbm, fiz o negocio do jornal para deixar o cheiro e deu tudo certo!! Bjoos a Luna é lindaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachorro são tudo de bom neh Belle.
      Pois é, esse pipi dog é foda.
      Espero que tenha gostado do post de hoje.
      A Luna agradece o elogio :)
      Bj Bj Bj

      Excluir
  3. Ah os cachorros!!! São fofuras regadas de muito amor!
    O post ficou fantástico Pam Pam! E o Blog está uma gracinha! <3
    Parabéns minha linda!
    Beijo Beijo!
    May

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou May *-*
      Fico muito feliz com isso.
      Cachorro é tudo de bom.
      Beijo Beijo

      Excluir
  4. É isso mesmo Pam, cachorro é muito bom, só queria acrescentar uma coisa para as pessoas que querem adquirir um animal, todo filhote é lindo, mas eles crescem e as vezes por isso são abandonados, pensem bem antes de comprar ou adotar, ter um animal é muita responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO MESMO RO! Não só crescem como ficam idosos e os cuidados tem que redobrar. Então pensem bem galera.
      Que bom que dessa vez o comentário veio Ro.
      Fico muito feliz de saber que você está acompanhando o blog.
      Mil bjus

      Excluir
  5. Nooossa...muito massa.
    Ajudo a cuidar de 2, e eles dão trabalho sim, mas a recompensa é muito melhor.

    Eles amam sem pedir nada em troca.
    Adoro cachorro tbm. Ainda terei em casa rsrsrs.

    Adorei Pampam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amigo.
      Cachorro é tudo de bom mesmo.
      Mil bjus

      Excluir