quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A importância de saber dizer não!

Olá Pessoal,

Você consegue dizer ‘Não” sempre que quer? Se a resposta é sim, ÓTIMO! Você está de parabéns. Mas se a resposta é não, continue lendo esse post.

Como já disse inúmeras vezes aqui no blog, é muito importante termos amor próprio, pois é o mais importante passo para a independência emocional. E saber e conseguir falar “não” sempre que quer, é uma das características sobre ter amor próprio.

Se refletir sobre todas as vezes que disse sim sem querer, vai perceber que gastou mais energia e tempo do que caso tivesse falado não, sem contar que você vai se ferindo aos poucos.
Conhece alguém que tem depressão? Se sim, repare que ele na maioria das vezes fala sim, querendo dizer não.

Talvez não faça sentido isso para você, mas pare para refletir e verá que faz é real.
Nas terapias que já fiz, sempre esse assunto foi abordado, pois em cada lugar que vamos tem pelo menos uma pessoa que não sabe dizer não.
Confesso que é difícil sair desse padrão, nós ficamos com receio que as pessoas não vão mais gostar de nós se dissermos não para elas, mas aí eu te pergunto, qual a garantia que você tem que elas vão gostar de você mesmo se falar sim senhor para tudo?

Eu custei a aprender isso, mesmo com terapia foi difícil respeitar a mim mesma, aos meus limites e minhas vontades, no começo eu falava não, mas rapidinho voltava atrás, ou falava não com um monte de justificativa, mas foram acontecendo situações no decorrer da minha vida, então tudo fez sentido e enfim percebi que não adianta ser “bonzinho” e dizer sim o tempo todo para tudo e todos, uma hora as máscaras caem e as pessoas que você sempre disse sim, vão te magoar, ou vão ser mesquinhas, hipócritas e tudo de ruim que elas tiverem potencial para ser e com o perdão da palavra, estarão cagando para você e para todos os sim que sempre disse.

Então se respeite, ouça suas vontades, seus motivos, veja sua agenda, disponibilidade e se está afim, então desde que não vai te prejudicar em nada, principalmente ferir sua real vontade, aí sim, diga sim!

Esperam que reflitam e tenham gostado do post.

Até quarta que vem e Bj Bj Bj!!!


4 comentários:

  1. mais uma vez, você está coberta de razão, saber dizer não é libertador.
    Fazer alguma coisa com alguém ou para alguém só porque não consegue negar nos torna frustrados e tristes. Por isso, depois que fiz 50, me libertei, só falo sim para o que ou quem eu quiser. Me sinto bem melhor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ro. E nunca é tarde para aprender neh!
      Obrigada por acompanhar sempre o blog.

      Excluir
  2. uma questão:
    na maioria das vezes digo sim aos favores que me pedem, mas sempre faço de boa vontade.
    só que eu faço tudo p todo mundo.
    n sei se é um problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser assistencial é a principal missão de todo ser humano, afinal para que viemos ao mundo se não para ajudar o próximo?
      Seja com uma oração, com uma mão estendida, com um ombro pra chorar, etc. Mas o problema mora na parte que não nos respeitamos. É bom ajudar, mas desde que não vai ferir suas vontades. Afinal também temos que nos amar antes de amar o próximo, e isso significa nos respeitar sempre!

      Excluir